Desoneração na folha de pagamento

A desoneração na folha de pagamento possibilita que empresas dos setores beneficiados possam calcular a contribuição previdenciária devida com base na receita bruta da empresa (aplicando alíquotas de 1% a 4,5%), ao invés de usarem como base de cálculo a folha de pagamento (aplicando a alíquota de 20%). 


objetivo é desonerar as empresas dos setores beneficiados (indústria têxtil, construção civil, transporte rodoviário, dentre outros), permitindo uma maior contratação de pessoas.


Posteriormente, com a publicação da Lei nº 13.161/2015, as empresas beneficiadas pela desoneração da folha de pagamento passaram a poder optar pelo cálculo da contribuição pela receita bruta ou pela contribuição previdenciária. Estes são os dois métodos de recolhimento, possíveis, então, que são: 


Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB)

Nessa opção, o valor do recolhimento é baseado na receita bruta da empresa; 

 

Contribuição Patronal Previdenciária (CPP)

Também conhecida como contribuição sobre a folha de pagamento.

Nesse caso o recolhimento é feito com a aplicação da alíquota de 20% sobre o valor total da folha de pagamento.



Dentre os setores que possuem direito a essa desoneração da folha, estão os seguintes: 


  • tecnologia da informação (TI);

  •  empresas de teleatendimento (call center); 

  • construção civil; 

  • proteína animal; dentre outros.



Atualmente, são 17 (dezessete) os setores contemplados, e para cada setor de negócio beneficiado existe uma alíquota de contribuição (para os optantes pelo regime de CPRB), que varia de 1% a 4,5%. Dentro do mesmo setor também podem existir alíquotas diferentes, por isso a importância de se consultar a alíquota específica.


A medida provisória 1202/23 vem limitar a desoneração na folha de pagamento dos 17 setores, com a alíquota menor de imposto, a partir de abril, apenas para um salário mínimo por trabalhador e redução gradual do benefício até 2027, em razão do aumentos das contas públicas do governo federal.






************

AGENDAMENTO

 

Havendo interesse, nos sinalize por e-mail ou WhatsApp, que providenciaremos o seu atendimento e agendamento.

 

Buscaremos auxiliá-lo(a) em sua jornada jurídica, garantindo que você receba o suporte e a orientação necessária para enfrentar seus desafios legais.

 

A busca por assistência jurídica pode ser um processo complexo e, muitas vezes, estressante. Nosso objetivo é no sentido de facilitar esse caminho, oferecendo um atendimento inicial personalizado e atencioso. 

 

Nesta primeira etapa, nosso papel é compreender a sua situação e encaminhá-lo(a), se for o caso, a um advogado especializado na área correspondente ao seu caso.

 

 

Telefone / WhatsApp

🔗  (21) 98888-6221

 

E-mail

🔗 pauloabreuadv@gmail.com

 

🔗 www.pvajuridico.com.br 

Comentários